
Guia completo de formatos Reels, Stories, Feed e Anúncios para Instagram 2025.
Você já deve estar cansado de ter seus anúncios rejeitados pela plataforma do Facebook e do Instagram, ou ver que eles não performam mais como deveriam.
Se você está passando por isso, vale a pena ler esse artigo. Coletamos as informações que para nós e nossos clientes fizeram a diferença, aumentando a entrega e a conversão dos nossos anúncios de forma altamente escalável. Basta alguns ajustes e pronto, seus anúncios vão converter como nunca!
Se liga no passo a passo que criamos pra você:
Stories e Reels tem uma diferença significativa na visualização. Apesar de terem o mesmo formato, os elementos da plataforma que sobrepõe o criativo são diferentes e independentes. Isso também varia da proporção de tela de cada dispositivo. Aparelhos celulares tem sim proporções de área útil de tela diferente. Por isso é imprescindível realizar o corte mais precisamente possível, para que o seu anúncio seja exibido corretamente e todas as informações que você deseja passar, sejam lidas pelo cliente que está assistindo seu anúncio.
Stories:
Nos Stories, sua foto e o nome do seu perfil vão aparecer na parte superior da tela. Stories não tem legenda, mas a plataforma utiliza essa área para inserir os botões de ação do seu anúncio. Botões como “arrasta pra cima”, “enviar mensagem” ou link para seu site, serão exibidos nessa área, qualquer imagem, texto ou elemento gráfico disposto nessa posição durante a composição do seu criativo, ficará então comprometida, dificultando gravemente a leitura correta das informações. Nos Stories a área útil do conteúdo será de no máximo 1470 px, centralizados na tela.

Reels:
Nos Reels sua foto e o nome do seu perfil aparecem na parte inferior da tela, seguido da primeira linha da legenda do seu criativo, seguido de alguns seguidores e caso haja uma música padrão da plataforma. Ao lado direito, botões ocupam uma área de 160 x 842 px. Diferente dos Stories, nenhum botão em movimento sobrepõe a tela, mas você deve evitar qualquer texto ou elemento gráfico na área da legenda e dos botões. Tudo o que for colocado dentro dessa áres no seu criativo, ficará comprometida e não será visualizado corretamente. Nos Reels, a área útil do conteúdo será de no máximo 1260 px, lembrando que você deve respeitar a área dos botões.

Safezone:
Na hora de gravar seu vídeo certifique-se de habilitar a grade da câmera. Isso vai te ajudar a enquadrar corretamente seu rosto.
PONTO OURO: Também conhecida como Ponto de Foco, essa é a área principal do vídeo é onde seu rosto e seus olhos devem estar pois é onde o olhar do espectador descansa naturalmente no vídeo. Tente manter seus olhos na primeira linha horizontal de grade da câmera. Se quiser exibir um produto, ideal que ele seja movido para essa área com algum jogo de câmera ou edição.
ÁREA GRÁFICA: Coloque sua legenda ou elementos gráficos sempre abaixo do seu queixo evitando que texto vazar para fora da safe zone. Legendas muito distantes do rosto farão o espectador ter que escolher olhar seu rosto ou a legenda.
DICA: Você também pode utilizar toda a Safe Zone para exibir um produto e suas funcionalidades. Criar slides de ofertas ou textos com preços. Explore sua criatividade ao máximo!
TERRA DO NUNCA: Imagine uma zona onde você não deve estar. Evite colocar elementos importantes do seu criativo fora do Safe Zone, pois é onde os botões, legendas e ações da plataforma vão acontecer.

Feed:
Não vamos esquecer que o Reels também aparece no Feed, e cada um desses formatos tem um tamanho diferente. E essa é a parte interessante. Se você reparar nas imagens, cada uma delas está em uma “posição” diferente da tela. No Reels, o rosto ocupa a área mais central, quanto no Feed, o modelos foi deslocado levemente para cima e uma parte inferior do vídeo foi totalmente cortada. Isso acontece porque o algorítmo de corte foi programado para além de diminuir o tamanho do criativo para caber na tela, ele é levemente centralizado para encaixar da melhor forma possível. Por isso preste muita atenção nesse deslocamento que seu criativo fará quando for automaticamente adaptado do Reels para o Feed.

Planos:
É importante lembrar que existem planos de filmagem/fotografia que devem ser seguidos, para evitar cortes indevidos em membros, como braços e pernas no meio das articulações. Isso deixa o personagem principal em maus lençóis na hora de se apresentar. Siga o modelo abaixo e não erre nunca mais:

Lembrando que a plataforma está sempre mudando, sempre evoluindo e tentando trazer inovações de experiência ao usuário, que tornem o desenvolvimento de criativos cada vez menos trabalhoso. É mais fácil do que parece. Desde que você siga essas regras a risca, muito provávelmente seus anúncios alcançarão uma performance acima da média, e serão visualizados corretamente por todos os interessados nos seus produtos e serviços.
Quer receber essa grade pronta, para copiar e colar nos seus criativos e nunca mais errar na hora de fazer um anúncio?
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